domingo, 31 de julho de 2011

Petrópolis: boas novas sobre a Terapia Floral

 Em Petrópilis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que foi muito atingida  no verão deste ano (2011) a Terapia Floral recebe o agradecimento e o pedido de continuidade, passada a emergência, em que o foco dos atendimentos é o fortalecimento das "Almas" para que elas não sucumbam frente a tanto sofrimento.
Nesse momento de urgência, é comum e necessário que se utilize os Florais de uma forma mais genérica, utilizando fórmulas de efeito mais abrangente e que possam servir a todos os que serão cuidados. Fórmulas que contenham florais que trabalhem o trauma em si, que despertem a coragem e o desejo de viver, que devolvam a esperança, que façam ver que a vida, apesar de todo o sofrimento do momento é uma dádiva Divina são alguns exemplos de Essências Florais a serem utilizadas nas fórmulas gerais que deverão ser oferecidas aos atendidos.
Após esse momento inicial, a Terapia Floral retoma a sua característica original que é a de considerar cada ser como um ser único e que para ser cuidado deve utilizar fórmulas individualizadas, que favoreçam o desenvolvimento das suas potencialidades, para que sejam despertados novos campos de consciência capazes de fazer esse ser se sentir parte integrante do Universo, capaz de agir no mundo de forma afirmativa: Essa pessoa passa a saber, no corpo e na Alma,  que os erros são parte do processo de despertamento, que o sofrimento existe, mas que não precisamos estacionar no sofrimento e que a perfeição já existe em nós, bastando que aprendamos que a perfeição é nossa por direito de filiação. Afinal, quem é nosso Pai-Mãe?
 Nesse sentido a Terapia Floral, em Petrópolis quer retomar o seu direcionamento original e é disso que fala esse e-mail de Vera Gondim. Aos terapeutas foi solicitado que continuem o seu trabalho no posto de saúde, porém o trabalho agora retorna ao seu plano original, retomando o caráter educativo das essências florais.


Em 30 de julho de 2011 20:15, Vera Gondim <veragondim73@yahoo.com.br> escreveu:
 
  Queridos Amigos e Parceiros da Terapia Floral !

É com muita alegria que venho novamente dar ÓTIMAS NOTÍCIAS e contar a vocês como a Terapia Floral tem "armado das suas" e nos conduzido para onde quer chegar !!!

Ontem foi um dia muito emocionante para o grupo que ainda continua trabalhando na equipe voluntária da Terapia Floral aqui em Petrópolis (infelizmente agora reduzido a cinco pessoas, já que a maioria voltou às suas atividades normais).

Ao completar seis meses da enchente, estava marcado que iríamos encerrar o nosso trabalho voluntário no Centro de Cidadania da Prefeitura ontem, último dia útil do mês, e também no Centro de Triagem dos Correios, onde não há mais desabrigados da enchente morando, uma vez que todos partiram para o aluguel social ou voltaram para reconstruir suas casas.

As pessoas vitimadas pela enchente já não são mais o perfil básico dos atendimentos no Centro de Cidadania, que há cerca de três meses voltou a seu papel original de Posto de Saúde. Há algum tempo começaram a aparecer os casos mais individualizados, muitas vezes encaminhados pelos próprios médicos e demais profissionais de saúde que lá trabalham. Com essa mudança de perfil, começamos a lidar com outros tipos de necessidades, que não mais estavam sendo atendidas pelas fórmulas-padrão que vínhamos utilizando até então, previamente preparadas. Em alguns casos, começamos a fazer algumas fórmulas mais individualizadas mas, como no Posto de Saúde não temos condições de preparar os florais, fica muito difícil prepará-los em outro local e levar depois os vidros que cada pessoa precisa. Além disso, não temos um repertório sortido de essências que cubra todo tipo de situação. Mas, por outro lado, estávamos com muita pena porque, após esses seis meses, nosso trabalho está ficando conhecido e as pessoas já procuram o Posto de Saúde visando ao nosso atendimento. As pessoas ficam sabendo do trabalho por outras que já receberam atendimento e diariamente, pela manhã bem cedo, várias pessoas ficam na fila procurando ser atendidas pelos terapeutas florais.

Quando o pessoal do Posto de Saúde ficou sabendo que nós encerraríamos as atividades, como das outras vezes em que quase encerramos, pediram muito que não saíssemos. Mas, diante da decisão já tomada, disseram que não poderíamos sair sem que fosse feita uma comemoração especial de agradecimento. Eles fariam questão de promover isso. Ficou então acertado um café da manhã ontem.

Nesse meio tempo, entre o convite e a data marcada, nós da equipe já estávamos nos questionando se deveríamos ou não continuar o trabalho, diante de tanta insistência, diante de tanta acorrência de pessoas procurando a Terapia Floral no PS e diante da vontade do nosso coração de continuar.

 Ao chegar ontem pela manhã na entrada do posto, encontrei a fisioterapeuta que trabalha lá, a quem conheço de outro lugar há mais de 10 anos, e ela me disse tristemente o que já vem dizendo para as terapeutas que lá atuam: "vocês não podem parar o trabalho de vocês ! Todo mundo está vindo procurar por vocês ! Vocês nos ajudam muito em nosso trabalho !" Ponderei com ela que o perfil do atendimento havia mudado e que nós não estávamos tendo condições de preparar os florais necessários para as necessidades das pessoas. Falei da necessidade de fórmulas mais individualizadas, da necessidade de um espaço mais específico para a preparação dos vidrinhos e para acomodar nosso material.  Ela me disse que o supervisor do posto estaria presente à confraternização e mencionou que ele também não queria nossa saída. Propôs então que eu colocasse para ele as nossas necessidades, durante o café da manhã. Disse ter certeza de que ele se mobilizaria para nos manter ali por mais tempo. Esse encontro fortuito (mais uma sincronicidade...) me deu a coragem para propor ao grupo uma nova reflexão (ali mesmo, entre nós cinco, em um cantinho, antes de entrarmos para o café da manhã) e também para colocar nossas necessidades para o supervisor do posto, mais tarde, durante a confraternização. O Universo realmente "não dá ponto sem nó" ! Ainda que a gente queira levar a coisa para outro lado, se está escrito nas estrelas, assim será !

Quando chegamos à sala do café da manhã, carinhosamente preparada por eles, todas ficamos muito emocionadas. Quase choramos ao ver o carinho que nos estava sendo demonstrado ali: uma mesa muito simples, bem grande, com uma toalha plástica azul cheia de coisas gostosas: bolos, pães, roscas, manteiga, queijo fatiado, uma travessa grande com ovos mexidos, biscoitos, chás, sucos, café, xícaras, talheres e pratos descartáveis. Eles se cotizaram e organizaram tudo com o maior carinho para nós. Ao final, cada uma de nós ganhou da pediatra - um anjo em forma de gente - um vaso de violetas como uma retribuição simbólica pela energia das flores que levamos para todos ali, segundo ela. Foi uma coisa linda e emocionante. Uma confraternização especial !

Todo mundo do posto compareceu, desde o funcionário mais simples até o supervisor do posto. Foram se revezando para que o posto não ficasse desguarnecido. O supervisor do posto, mesmo em férias, fez questão de ir até lá para participar. E, segundo disse, estava ali também representando a Chefe da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, que não pôde comparecer, mas que havia pedido que ele fosse efusivo nos agradecimentos a nós, porque nossa ajuda havia sido imprescindível para eles no trabalho com os desabrigados. Ela pediu que ele não esquecesse de mencionar que ela não queria perder o contato conosco.

Ficamos lá confraternizando durante a manhã inteira, e ainda queriam que a gente ficasse para almoçar o restante que sobrou...  Tudo ali revelava um enorme amor e uma imensa gratidão a nós. Foi uma bênção termos participado de tudo isso... Um momento lindo e emocionante para todas nós !

Durante a confraternização, a pediatra falou, agradecendo muito o convívio conosco ali, agradeceu muito termos cuidado deles durante a crise e sugeriu mais uma vez que não fôssemos embora. O Supervisor do PS, em sua fala, também mencionou que não gostaria que fôssemos embora.

Nas conversas que tivemos ali, todos eram unânimes em dizer que merecíamos muito mais do que aquilo que estavam nos proporcionando e pediam que não encerrássemos nosso trabalho no posto. Encorajada pelas conversas prévias que tive com a fisioterapeuta e com as outras terapeutas do grupo, coloquei para o supervisor do posto a mudança do perfil dos atendimentos e das nossas novas prioridades ali, o que nos levou à necessidade de encerrar o trabalho. Mas disse também que, diante da vontade que eles manifestavam de que permanecêssemos, poderíamos pensar em dar continuidade, agora pautando de forma diferente nosso trabalho ali. Mencionei que ainda tínhamos algum material de doação e que contávamos com a disposição das terapeutas que atuavam no local. Se era desejo deles a continuidade do nosso trabalho, iríamos precisar de um armário e um espaço para preparar os florais, já que a partir de então teríamos que trabalhar não mais com fórmulas-padrão e sim com fórmulas individualizadas, preparadas na hora do atendimento. Foi um momento de muita alegria quando o supervisor imediatamente assumiu para si o compromisso de arranjar esse armário. O espaço seria a mesma sala que já estávamos utilizando, onde já existe uma pia. Ele chegou até a perguntar se precisávamos de uma geladeira para manter os florais... !! Estava disposto a arranjar o que fosse necessário para nos manter ali !! Foi muito lindo isso ! Uma sensação indescritível de valorização do nosso trabalho enquanto Terapeutas Florais !

Quando a gente acha que já viveu tanta emoção com esse trabalho, ainda vem mais...!!!!! Haja coração !!!!!

Enquanto tudo isso se desenrola, estamos também trabalhando em paralelo para que possamos conseguir o apoio do Prefeito para a implantação do Programa de Terapias Naturais no serviço público do município. Pedi ao setor de informática da Prefeitura que feche os dados de nossos atendimentos para que eu possa preparar os relatórios finalizando essa etapa do trabalho (atendimentos às vítimas da enchente), abrindo em seguida a outra etapa de nosso trabalho, agora com o novo perfil. Vou encaminhar esses relatórios aos setores competentes da Prefeitura para que sirvam de respaldo para o que estamos pleiteando, em termos da implantação da Terapia Floral no sistema de saúde. Os dados falam por si sós !

Gostaria de dizer que vamos precisar nesse momento de muito respaldo dos pesquisadores para levar esse trabalho adiante. Estamos vendo grandes possibilidades de conseguirmos nosso intento de oficialização, mas a necessidade de continuar até que tudo se defina nos leva a um outro tipo de necessidade: precisamos agora ter essências mais básicas para o atendimento do dia-a-dia. Contamos hoje com algumas essências de emergência, algumas essências de Bach (bem poucas, provenientes de doações que recebemos) e uma parte do kit da Califórnia que nos foi cedido por uma terapeuta inglesa, que nos ajuda em nosso trabalho e que nos doou tudo o que tinha. Vou fazer com as terapeutas um levantamento do que temos e do que vamos precisar, mas certamente vamos precisar de ajuda para que consigamos levar esse trabalho até que possa sair a institucionalização. As coisas estão indo muito bem, a passos largos, mas vamos precisar de mais fôlego ! Está na hora de todo mundo se dar as mãos novamente !!!

Quero mais uma vez agradecer e elogiar as guerreiras que trabalham conosco nesse grupo voluntário, que há seis meses se dispõem a minorar o sofrimento alheio com o amor de seus corações, principalmente aquelas que encontram dentro de si forças para persistir depois desses longos seis meses ! Aliás, tudo isso que estou dizendo foi muito propalado na confraternização de ontem !

Agradeço também, em nome do grupo, a todos vocês que nos sustentam com seu amor, com sua colaboração e sua torcida à distância !

Como vocês podem ver, a finalização acabou virando recomeço !!!!  Não conseguimos terminar !

Que tenhamos fôlego para chegar ao final, com a ajuda e a parceria de todos vocês !
 
Com muita gratidão e carinho,
                                                                Vera Gondim


PS 1: Em anexo, estou enviando algumas fotos de ontem. O filme ficou longo demais e não dá para ser enviado. Na primeira foto vemos o grupo com a "pediatra-anjo", tendo à frente a farta mesa de café da manhã. Na segunda foto, o grupo de terapeutas (faltou a Vicki, que não pôde comparecer por motivo de falecimento de seu chefe, mas que foi muito lembrada por todos nós !) e o grupo de funcionários do Posto de Saúde, todos felizes comemorando nosso recomeço !!!
PS 2: Em tempo : estive hoje à tarde no Centro de Triagem dos Correios, na Fazenda Inglesa, me apresentei ao responsável pela Setrac (Secretaria da Prefeitura) e retirei de lá o restante do nosso material de trabalho, que será direcionado para Itaipava (Centro de Cidadania), encerrando nossa atuação lá, já que não há mais desabrigados da enchente alojados ali.

Os anexos de Vera não foram postados
Um abraço Fraterno 
Nice
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz de ler os seus comentários sobre o que eu escrevi