quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Brahma, o criador; Vishnu, o preservador; e Shiva, o destruidor

Três aspectos da natureza
 
O culto a Deus em tempos pré-históricos começou pelo medo que o homem tinha diante das forças da natureza. Quando chovia excessivamente, as inundações matavam muita gente. Aterrorizado, o homem passou a acreditar que a chuva, o vento e outras forças naturais fossem deuses.
Mais tarde, os seres humanos perceberam que a natureza opera de três modos: criando, preservando e dissolvendo. A onda que se levanta no oceano exemplifica o estado de criação: pairando por um momemto na crista do mar, acha-se no estado de preservação; e, mergulhando de novo nas águas profundas, passa para o estado de dissolução. 
Assim como Jesus viu a força universal do mal personificada em Satã, também os grandes rishis viram as forças universais de criação, preservação e dissolução personificadas em formas definidas. Os sábios de outrora chamaram-nas de Brahma, o criador; Vishnu, o preservador; e  Shiva, o destruidor.
Esses poderes primevos foram criados como projeções do espírito imanifestado, a fim de dar sequência a Seu infinito drama universal, enquanto Ele, como Deus transcendente à criação, permanece sempre oculto por trás da consciência desses poderes. Em épocas de dissolução cósmica, toda criação e suas vastas forças ativadoras voltam a dissolver-se no Espírito. Ali repousam, até serem reconvocadas pelo Grande  Diretor para reiciarem seus papéis.   
 
Um caso sobre Brahma, Vishnu e Shiva
 
 Na Índia, há um conto popular sobre Brahma,Vishnu e Shiva. Estavam os três jactando-se de seus tremendos poderes. De súbito, um menino apareceu e disse a Brahma: "o que você cria?" "Tudo", respondeu Brahma majestosamente. A criança perguntou aos outros dois deuses qual a função deles. "Nós preservamos e destruimos tudo", eles responderam.
O pequeno segurava na  mão um fiapo de palha, quase do tamanho de um palito de dentes. Colocando-se diante de Brahma, ele perguntou: "Pode criar uma  hastezinha de palha igual a essa?" Após um prodigioso esforço, Brahma descobriu, para sua surpresa, que não podia.  O garoto voltou-se, então,  para Vishnu  e pediu-lhe que preservasse a palha, que lentamente começava a se desfazer sob o olhar fixo do  menino. Os esforços de Vishnu para mantê-la íntegra, foram infrutíferos. Finalmente, o pequeno desconhecido reproduziu o fiapo de palha e pediu a Shiva que o destruisse. Por mais que Shiva tentasse aniquilá-lo, porém, o fragmento de palha permaneceu intacto.
O menino voltou-se de novo  para Brahma: "Você me criou?", perguntou ele. Brahma pensou e pensou; não podia recordar-se de haver criado  aquele menino extraordinário. De repente, o garoto desapareceu. Os três deuses despertaram de sua ilusão e se lembraram de que, por trás do poder deles, havia um poder maior.
 
"A eterna busca do homem: Como perceber Deus na vida diária" Paramahansa Yogananda, pag.3-4
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz de ler os seus comentários sobre o que eu escrevi